sexta-feira, 22 de agosto de 2025

Pesquisa mostra que metade dos brasileiros não conseguem chegar com salário na conta ao fim do mês

A nova edição da Pesquisa de Saúde Financeira e Bem-Estar do Trabalhador Brasileiro 2025, realizada pela Serasa, revelou que cinco em cada dez brasileiros não conseguem chegar ao fim do mês com salário na conta. Além disso, somente dois em cada dez entrevistados têm controle sobre suas vidas financeiras. Foto José Cruz/ Agência Brasil

Segundo o levantamento, 54% dos trabalhadores brasileiros com carteira assinada (CLT) ou que atuam como Pessoa Jurídica (PJ) não chegam ao fim do mês com o salário na conta. Apesar do alto percentual, houve melhora em relação a 2024. No ano passado, 62% dos profissionais não conseguiam.

Reserva de emergência

De acordo com a pesquisa, esse cenário impacta, por exemplo, a formação de uma reserva de emergência. Isso mostra que ainda mais pessoas podem se aproximar do endividamento, pois segundo o levantamento, em uma situação inesperada, somente uma em cada quatro pessoas conseguiriam custear uma despesa de R$ 10 mil.

Compromissos com a renda

O estudo também mostrou que o principal destino do orçamento dos entrevistados são os itens essenciais, como alimentação e contas de luz, água e gás. Na sequência, estão compromissos financeiros de médio e longo prazo, como financiamentos e empréstimos, além de despesas com consumo e estudos.

Com informações do Site Extra, via Ceará Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários com responsabilidade, não nos responsabilizamos por comentários de terceiros.