terça-feira, 5 de agosto de 2025

Transferência digital de veículos começa a funcionar no Ceará nesta terça-feira (5)

Foto: Divulgação/ Ascom Detran
Mais tecnologia e economia a serviço dos cearenses. A partir desta terça-feira (5), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) passa a oferecer, em todo o Estado, o serviço de transferência digital de veículos, permitindo que a compra e venda aconteça de forma totalmente online.

Para começar o processo, o vendedor deve acessar o site do Detran (www.detran.ce.gov.br) e clicar no link Transferência Digital. Em seguida, é necessário informar o número do CPF e o e-mail. Um código de segurança será enviado por e-mail, e o vendedor precisa validá-lo. Depois, é feita a validação facial, com uso da câmera do celular ou computador.

Na etapa seguinte, o vendedor deve conferir os dados do veículo e iniciar a venda digital. Para isso, será preciso digitar os números do Certificado de Registro de Veículo (CRV), o código de segurança e os dados do comprador.

O comprador também acessa a plataforma, faz o login, confirma a identidade por meio da validação facial e seleciona a opção adicionar serviço. Em seguida, é possível pagar as taxas e agendar a vistoria, a última etapa do processo.

“Esta ferramenta virtual chega para facilitar a vida dos cearenses que desejam vender ou comprar um veículo de forma prática, com mais rapidez e segurança, além da economia, já que no procedimento atual, a comunicação de venda é feita de forma presencial”, explica o superintendente do Detran, Waldemir Catanho.

O Detran alerta que, nesta primeira fase, tanto o vendedor quanto o comprador devem possuir habilitação registrada no Ceará. O veículo também precisa estar com a documentação no novo formato digital. A vistoria pode ser feita antes do início do processo, mas tem validade de 30 dias, sendo necessário concluir a transferência dentro desse prazo.

PASSO A PASSO: COMO FAZER A TRANSFERÊNCIA DIGITAL

Acesse www.detran.ce.gov.br e clique em Transferência Digital;

Insira o CPF e o e-mail do vendedor;

Valide o código enviado por e-mail e faça a validação facial;

Confirme os dados do veículo, digite o número do CRV, o código de segurança e os dados do comprador;

O comprador entra na plataforma, faz o login e a validação facial;

Selecione a opção adicionar serviço, pague as taxas e agende a vistoria.

Com informações do Site Opinião CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários com responsabilidade, não nos responsabilizamos por comentários de terceiros.