Ceará investiga dois novos casos suspeitos de intoxicação por metanol
As informações foram repassadas pela Secretaria da Saúde nesta quinta-feira.
As informações foram repassadas pela Secretaria da Saúde nesta quinta-feira.
O Ceará investiga dois novos casos suspeitos de intoxicação por metanol. As informações foram repassadas pela Secretaria da Saúde (Sesa) nesta quinta-feira (9). Os outros seis casos anteriores foram descartados.
Os dois novos casos são de Juazeiro do Norte e Fortaleza. A Sesa disse que ambos realizaram coleta de amostras para análise laboratorial na Pefoce. O caso de Juazeiro do Norte evoluiu para óbito.
Nesta quarta-feira (8), a Sesa descartou todos os seis casos anteriores, incluindo uma morte, suspeitos de contaminação por metanol em bebidas no estado.
Até terça-feira (7), quatro casos já haviam sido descartados, enquanto outros dois, um em Quixeramobim e outro em Aquiraz, ainda estavam sendo investigados. Contudo, a possibilidade de relação com o metanol foi descartada após a realização de exames periciais.
A Sesa disse que segue acompanhando e monitorando a vigilância em saúde no estado, em articulação ininterrupta com os órgãos competentes.
O caso é considerado suspeito quando um paciente que ingeriu bebida alcoólica apresenta embriaguez persistente e desconforto gástrico (dor de barriga, náuseas ou vômitos) somados a forte dor de cabeça, confusão mental e alteração visual. Ao perceber piora ou persistência de um desses sinais, entre 6 e 72 horas após a ingestão de bebida alcoólica, é recomendado buscar imediatamente uma unidade de saúde.