Quatro pescadores do Rio Grande do Norte foram resgatados na costa do Ceará, na última quinta-feira (9), após passarem mais de 11 horas à deriva no mar. O naufrágio ocorreu por volta da 1h da madrugada, mas o grupo só foi encontrado por volta das 12h do mesmo dia. Dois tripulantes são moradores do município de Touros e outros dois de Carnaubinha.
De acordo com a secretária municipal de Pesca de Touros, Ana Matilde Santos, os pescadores Milton de Freitas Pessoa, Jailson Bezerra da Câmara, Sérgio Gomes Santana e Everon dos Santos Costa estavam em uma embarcação identificada como Ômega 4, que atua na região cearense. Eles foram resgatados por outra equipe da mesma frota e retornaram para casa ainda na quinta-feira.
“Eles já estavam pescando no Ceará há alguns dias, quando aconteceu o naufrágio. O resgate foi realizado por volta do meio-dia e, no mesmo dia, eles voltaram para casa. Nós só soubemos do caso após o resgate, e imediatamente entramos em contato com as famílias para oferecer o suporte necessário”, explicou Ana Matilde.
Segundo a gestora, as secretarias de Pesca, Saúde e Assistência Social do município uniram esforços para prestar atendimento aos pescadores e seus familiares. “Os profissionais de saúde e os psicólogos já foram acionados. Eles estão bem fisicamente, graças a Deus, mas, diante da gravidade do ocorrido, é importante garantir acompanhamento psicológico, porque uma situação como essa deixa marcas emocionais”, afirmou.
Os quatro pescadores passam bem e permanecem em casa, recebendo acompanhamento das equipes municipais. Ainda não há informações sobre as causas do naufrágio.