segunda-feira, 6 de outubro de 2025

'ZM', principal líder do CV do Ceará escondido no RJ é condenado a 9 anos de prisão

Informações que possam levar à captura do foragido podem ser enviadas para a SSPDS por meio do Disque 181
O faccionado está na lista dos mais procurados da SSPDS-CE
O principal líder do Comando Vermelho (CV) no Ceará, atualmente escondido no Rio de Janeiro, foi condenado a nove anos e seis meses de prisão. A decisão foi proferida pela Justiça cearense, na última semana, contra José Mário Pires Magalhães, o 'ZM', acusado de integrar a organização criminosa de origem carioca.

'ZM' é um dos homens mais procurados pelas Forças de Segurança da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Na lista consta a observação: "considerado perigoso" em nome dele.

José Mário e Jurandir de Oliveira Campos Filho também foram acusados por associação ao tráfico de drogas, crime pelo qual os dois foram absolvidos "diante da insuficiência de provas".

Os juízes da Vara de Delitos de Organizações Criminosas destacam que "José Mário não é mero coadjuvante. Sua presença é central, seu papel é de coordenação, sua figura é reconhecida inclusive por outros integrantes como de liderança".

LIGAÇÃO COM A 'MAJESTADE
- O nome de José Mário Pires Magalhães surgiu nesta investigação a partir da prisão de Francisca Valeska Pereira Monteiro, conhecida como 'Majestade'.

A mulher é apontada como responsável pela contabilidade do Comando Vermelho no Ceará, estando ligada com lideranças. Francisca Valeska foi presa no Rio Grande do Sul, em agosto de 2021

FUGA 
José Mário Pires Magalhães seria responsável por uma série de mortes em Novo Oriente, Canindé e Caridade. O Ministério Público do Ceará (MPCE) e a Polícia Civil do Ceará (PCCE) disseram que era da casa de 'ZM' que partia um túnel usado pelos traficantes para chegarem até a mata e fugirem, em uma comunidade no Rio de Janeiro.

No último mês de maio, em uma operação conjunta no Rio de Janeiro, as polícias fluminense e do Ceará invadiram o esconderijo de luxo de uma facção criminosa na comunidade da Rocinha. O imóvel de luxo tem duas piscinas aquecidas e uma área gourmet. Homens armados com ao menos 70 fuzis eram responsáveis pela guarda do local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários com responsabilidade, não nos responsabilizamos por comentários de terceiros.