Num mundo de muita tecnologia, Inteligência Artificial e acesso à informação, profissionais mecânicos dão exemplo em preparar seus próprios sucessores. Ao exercerem esta função tão bem, tornam-se inspiração para os iniciantes.
Na empresa Jodiesel, especializada em recuperação de motores de caminhões e máquinas, cada profissional desempenha uma função específica: parte elétrica, mecânica, retifica, suspensão e freios. O mecânico responsável pela parte elétrica é Clecilton Dantas do Carmo, 40, na empresa há quase uma década.
Jodiesel é a maior empresa do segmento de retífica de motores do Centro-Sul. Recebe serviços de Iguatu e várias cidades da região. Reúne os profissionais mais experientes e é pioneira no leque de serviços ofertados.
Para os iniciantes que desejam crescer profissionalmente, a empresa oferece oportunidade usando o mesmo lema das entidades do Sistema ‘S’, ‘Aprender a fazer fazendo’. Esta é uma meta defendida pelo experiente Zé Duquesa, fundador do aglomerado de empresas da marca Jodiesel.
O trabalho começa na desmontagem do motor defeituoso, passa pela lavagem das peças, a retífica onde são restaurados: virabrequim, biela, bloco e cabeçote e depois volta tudo para a montagem final.
Os mecânicos
Iranildo Rodrigues, 42, e Valdeci Calixto de Araújo, 66, são dois mecânicos veteranos. Começaram na empresa ainda quando o endereço era na Rua 7 de setembro (em frente ao portão do cemitério Senhora Santana), em Iguatu. Os dois têm habilidade em outras funções, mas se especializaram na montagem e desmontagem dos motores a diesel.
Wemesson Alves de Araújo, José William Ferreira da Silva, 29, e Joaquim Antônio da Silva Neto, 23, são os mais novatos. Joaquim Neto está na seção de lavagem de peças, mas poderá galgar outras funções, dependendo do seu interesse em aprender. James Hicharlyson de Souza, 45, começou lavando peças. Atualmente é um mecânico diferenciado. Na descontração do dia a dia os colegas brincam dizendo que ele é o ‘Magaiver’ da empresa. Aquele profissional que sempre tem uma solução para os problemas surgidos, até mesmo aqueles mais desafiadores.
José Carlos de Souza, 47, está na empresa há 28 anos. É o responsável pelos serviços de retífica. É para a secção onde ele trabalha que são enviadas as peças do motor para recuperação. Após a recuperação as peças são devolvidas para a secção de montagem onde o motor é recomposto e os serviços finalizados
Com informações do Jornal A Praça