terça-feira, 6 de janeiro de 2026

Jericoacoara: João Ricardo Mendes, ex-CEO da Hurb, é preso com documento falso no Aeroporto

Foto: Reprodução/Daniel Ramalho
Empresário foi detido no Aeroporto de Jericoacoara ao tentar embarcar com identidade irregular e tornozeleira eletrônica descarregada
O empresário João Ricardo Mendes, ex-CEO da Hurb, foi preso na noite desta segunda-feira (5) no Aeroporto Regional de Jericoacoara, no litoral do Ceará, por uso de documento falso e por estar com a tornozeleira eletrônica descarregada. A abordagem ocorreu durante o processo de embarque em um voo com destino a Guarulhos, em São Paulo.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública do Ceará, funcionários da companhia aérea e da segurança aeroportuária identificaram suspeitas na documentação apresentada pelo passageiro e acionaram a Polícia Militar para averiguação no local.

Durante a checagem, os policiais constataram que a identidade apresentada era falsa. Conforme a Secretaria da Segurança, João Ricardo Mendes utilizava tornozeleira eletrônica, mas o equipamento estava sem carga no momento da abordagem.

“No local, durante a verificação da documentação apresentada, a equipe constatou que o documento de identidade era falso. Diante da confirmação da irregularidade, foi dada voz de prisão ao suspeito, que se encontrava utilizando tornozeleira eletrônica, a qual estava descarregada no momento da abordagem”, informou a Secretaria da Segurança.

Após a prisão, o empresário foi encaminhado à Delegacia Regional de Acaraú, onde foi instaurado inquérito policial. Ele foi autuado com base no artigo 304 do Código Penal Brasileiro, que trata do uso de documento falso.

Prisão anterior e medidas cautelares
João Ricardo Mendes havia deixado a prisão em agosto de 2025, após passar cerca de três meses detido preventivamente na Penitenciária Evaristo de Moraes, no Rio de Janeiro. Ele foi preso em abril do mesmo ano, acusado de furtar obras de arte de um hotel e de um escritório na capital fluminense.

Na ocasião, a Justiça determinou a soltura mediante o cumprimento de medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica, a entrega do passaporte e a proibição de deixar o estado do Rio de Janeiro sem autorização judicial.

Na mesma decisão, foi instaurado um incidente de insanidade mental para apurar a condição psicológica do empresário à época dos crimes. De acordo com a defesa, ele apresentaria evolução de um quadro de bipolaridade para psicose maníaco-depressiva.

Quem é João Ricardo Mendes
João Ricardo Mendes iniciou a trajetória empresarial aos 18 anos, com uma barraca de bebidas na Praia do Pepê, no Rio de Janeiro. Em 2011, fundou o Hotel Urbano, que posteriormente passou a se chamar Hurb.

Em 2023, o empresário passou a ser alvo de denúncias após ser acusado de ameaçar e ofender clientes em grupos de WhatsApp, incluindo a divulgação de dados pessoais de consumidores. Diante da repercussão, ele renunciou ao cargo de CEO da empresa.

Mendes também foi denunciado por um ex-funcionário por ameaças, injúria racial, humilhação e calúnia. Mais recentemente, um vídeo divulgado nas redes sociais mostrou o empresário correndo atrás do filho da atriz Luana Piovani com um lança-chamas de brinquedo. A atriz afirmou ter ficado “estarrecida” com as imagens.

GCMais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários com responsabilidade, não nos responsabilizamos por comentários de terceiros.