Depois da confirmação de ao menos dois casos de infecção pelo vírus Nipah na Índia, autoridades médicas e sanitárias internacionais emitiram sinais de alerta e reforçaram a necessidade de uma vigilância apurada, especialmente devido à alta letalidade do patógeno – que pode chegar a 70% das vítimas.
O vírus Nipah, que já causa grande preocupação em todo o mundo após a confirmação de dois infectados na Índia, colocou autoridades de saúde em alerta por se tratar de uma doença rara, incurável e com alta letalidade. Diante do avanço dos casos, países asiáticos reforçaram a vigilância sanitária em aeroportos, enquanto a China informou não ter registros da doença, apesar do risco de casos importados.
No Brasil, o Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira (30) que o risco relacionado ao vírus Nipah é baixo, que a doença não representa ameaça ao país e que não há indícios de potencial pandêmico, acrescentando que não existem evidências de disseminação internacional nem risco para a população brasileira.