Uma espécie de réplica de cidade encantada, de inspiração neomedieval, surge no meio do sertão cearense, trazendo e virando história, no município de Umirim, na microrregião de Itapipoca, a cerca de 90 km de Fortaleza.
O empreendimento, instalado dentro de uma fazenda particular, tem réplicas fiéis de um castelo medieval, inspirado em construções da cidade de Serpa, na região do Alentejo, em Portugal. O local, que ainda está em obra, com parte dos equipamentos já funcionando e recebendo vistas, abriga ainda dois portais, uma catedral e uma muralha, todos de pedra.
A obra é fruto do imaginário de Oscar Spindola, professor, historiador e empresário sobralense apaixonado pelo medievo. “É, na verdade, um castelo neo-medieval, como na Ilha da Madeira (Portugal), neo-árabe, né? Porque a península ibérica era ocupada pelos árabes. O desenho é meu. Bom, na verdade, a gente (empreendimento) conta a história da Península Ibérica, a luta dos cristãos para prevalecer o cristianismo em toda Europa”, conta Júlio Barros, professor e coordenador da Equipe de Artes e Ofícios Tradicionais e Contemporâneos da Cidade Encantada.
Tudo foi pensado de acordo com a política dos 5 Rs (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar). O material utilizado para dar vida ao sonho medieval consiste em jazidas locais e estrada em superfície. Tudo sem danos ambientais, garante Júlio. "Basicamente calcário dolomítico rico em basalto e mica com peso de 2.700 m³", explica o professor.
Com informações do Diário do Nordeste.