Foto: ALECE
O deputado Cláudio Pinho (PDT) voltou a criticar as cobranças indevidas feitas pela Enel a consumidores do Ceará, que motivaram ação do Ministério Público que multou a empresa em mais de R$ 16 milhões. O parlamentar defendeu a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a relação da fornecedora de energia com as entidades que são beneficiadas com descontos na conta de luz dos usuários.
Ele lembrou que em 2023 foi instalado na Assembleia Legislativa, com assinatura de todos os parlamentares, a CPI da Enel, onde foi constatado diversas falhas na condução dos serviços da empresa. Em maio, o parlamentar já havia levado à tribuna uma denúncia de cobranças indevidas feitas pela empresa em contas de usuários cearenses.
“Tem desconto para a LBV, para a Sopai, para associação do Cariri sem as pessoas autorizarem. E isso é gravíssimo. É a mesma metodologia do INSS. Quando eu falei isso aqui na tribuna, alguns parlamentares me questionaram. Os colegas do parlamento, talvez por eu ser oposição, achavam que eu queria ser oposição ao povo. Mas eu estou aqui para defender o povo que não tem quem venha falar por ele”, afirmou Pinho.
Segundo o deputado, a Enel foi multada em mais de R$ 16 milhões por conta dessas cobranças, e além disso por ficar com 10% do valor que arrecada com esse mecanismo. “Isso é um assalto. Cabe a esta Casa reabrir a CPI ou instalar outra CPI para irmos a fundo e sabermos quem são essas associações, essas entidades beneficiadas. Para sabermos quem realmente autorizou o desconto, e quem está lucrando com isso”, defendeu.
O parlamentar cobrou dos outros parlamentares mais atenção no assunto, defendendo apoio da Casa Legislativa para investigação das cobranças indevidas. “O que não pode é as coisas neste País ficarem debaixo do tapete. Onde está esta Casa para fazer a defesa do povo? O povo está sendo assaltado. Eu queria o apoio desta Casa para que a gente fizesse uma investigação nessas cobranças indevidas que tanto prejudicam a população cearense”.
Blog do Edison Silva