segunda-feira, 29 de dezembro de 2025

Lula descumpre promessa de campanha, e fila do INSS dobra

Contrariando a promessa de campanha do presidente Lula (PT) de zerar a fila do INSS, a lista de espera dobrou no atual governo. As informações foram divulgadas nesta segunda pelo portal UOL.

Em janeiro de 2023, início da gestão, 1,2 milhão de pessoas esperavam por serviços como aposentadorias, pensões, BPC, licença-maternidade e perícias de auxílio-doença.

Em outubro, o número chegou a 2,86 milhões, segundo dados do próprio INSS.

Em nota, o instituto disse à reportagem que o aumento da fila se deve a mudanças na legislação, “que ampliam a rede de proteção beneficiária”.

O instituto cita o perfil demográfico da população e a nova metodologia de cálculo da renda familiar de quem vai receber o BPC (Benefício de Prestação Continuada), salário mínimo pago a pessoas com deficiência ou a idosos de baixa renda acima de 65 anos.

“(O crescimento do estoque de requerimentos) trata-se de um desafio complexo, cuja resolução vai além das ações do INSS, pois a análise dos benefícios muitas vezes envolve outros órgãos. O INSS tem implementado diversas medidas com o objetivo de enfrentar essa situação, como a realização de mutirões e, mais recentemente, a criação de um comitê de enfrentamento à fila”, diz nota do INSS.

Durante o governo Lula, a fila para concessão do BPC aumentou. O total passou de 511 mil pessoas, em junho de 2023, para 898 mil em setembro desde ano, último dado disponível.

Já a fila de aposentadorias encolheu no período, de 357 mil para 283 mil pessoas.

Por Afogados On-Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários com responsabilidade, não nos responsabilizamos por comentários de terceiros.