O Brasil vive um cenário preocupante de crescimento da violência e da criminalidade. Casos cada vez mais frequentes e ousados, praticados em plena luz do dia e em diferentes regiões do país, têm chocado a opinião pública e exposto as dificuldades do poder público em enfrentar, de forma eficaz, o avanço do crime organizado.
A sensação de insegurança se espalha tanto nas áreas urbanas quanto nas zonas rurais, afetando diretamente o cotidiano da população. Assaltos, ataques armados e ações coordenadas de facções criminosas reforçam o clima de medo e levantam questionamentos sobre as políticas de segurança pública adotadas no país.
Dentro desse contexto, um fator que gera ainda mais apreensão é o crescimento da violência nas escolas. Ambientes que deveriam ser espaços de proteção, convivência e aprendizado têm sido palco de conflitos, ameaças e episódios de agressão, refletindo problemas sociais mais amplos e exigindo respostas urgentes das autoridades e da sociedade.
Para discutir o aumento da violência, o fortalecimento do crime organizado e os caminhos possíveis para conter esse avanço, o Jornal Alerta Geral recebeu nesta terça-feira (16), o sociólogo, professor e cientista político César Barreira, fundador do Laboratório de Estudos da Violência da Universidade Federal do Ceará (UFC).
O jornalista Luzenor de Oliveira, que conversa com o especialista sobre os desafios da segurança pública, a influência do crime organizado no cotidiano da população e as medidas necessárias para garantir mais segurança, especialmente no ambiente escolar.
Alerta Geral