O ministro Alexandre de Moraes falou publicamente, nesta sexta-feira (12), durante cerimônia do SBT News, sobre a decisão dos Estados Unidos de revogar as sanções impostas a ele e à esposa sob a Lei Magnitsky em troca de terras raras do Brasil e outros negócios, todos muito vantajosos para Trump e os EUA. Em seu discurso, Moraes agradeceu o empenho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e afirmou que a medida representa “uma tríplice vitória”: do Judiciário brasileiro, da soberania nacional e da democracia.
Segundo o ministro, desde o início do episódio ele acreditava que, assim que as autoridades norte-americanas tivessem acesso às informações corretas, “a verdade prevaleceria”. Moraes disse ter pedido ao presidente do Supremo Tribunal Federal que não ingressasse com ações ou medidas de retaliação, apostando na resolução diplomática do caso. “Com o empenho do Presidente Lula e de toda a sua equipe, a verdade prevaleceu”, declarou.
Durante o discurso, Moraes destacou que o Judiciário “não se vergou a ameaças e coações”, reforçando que as instituições brasileiras demonstraram força e estabilidade. Ele também ressaltou a importância da liberdade de imprensa e parabenizou o SBT News. “O Brasil chega dando exemplo de democracia e força institucional a todos os países do mundo”, afirmou.