No dia 27 de novembro passado, fizemos um comentário, na TV da Transparência, onde dissemos que o deputado federal Eunício Oliveira estava sentindo o cheiro da traição, pois na chapa majoritária do governador Elmano de Freitas, na disputa do próximo ano, 2026, os candidatos ao Senado seriam os deputados federais José Guimarães (PT) e Júnior Mano (PSB). Ontem, o governador Elmano de Freitas derreteu-se em elogios a Júnior Mano, no evento em que o governador deu a ordem de serviço da estrada ligando Coqueirinho ao Município de Fortim.
O deputado federal Júnior Mano estará na chapa majoritária do governador Elmano, indicado pelo PSB do senador Cid Gomes. As restrições iniciais ao nome do deputado, por conta de ele estar sendo investigado, pela Polícia Federal, de ordem do ministro Gilmar Mendes do Supremo Tribunal Federal, por desvio de recursos de emendas parlamentares de sua responsabilidade, desapareceram da parte do PT, que quer ter o deputado federal José Guimarães, também na chapa ao Senado. Nas eleições do próximo ano são duas vagas de senador para cada estado.
O deputado federal Eunício Oliveira, diz o próprio e seus aliados, tem o compromisso do senador e ministro da Educação, Camilo Santana, de que ele estará na chapa de senador. Cada partido ou coligação terá direito a apresentar dois nomes para a disputa das duas vagas ao Senado. Antes, alguns petistas faziam restrições à candidatura de José Guimarães, mas, hoje, Guimarães firmou-se como candidato ao Senado, tanto pela sua força no diretório estadual do PT cearense, quanto pela recomendação da direção nacional do partido, da qual faz parte o deputado.
Eunício, segundo alguns aliados, já admite ter sido traído pelo ex-governador Camilo Santana, cujos compromissos também falharam com o empresário e presidente do Republicanos no Ceará, Chiquinho Feitosa. Este, segundo compromissos assumidos por Camilo, ainda nas eleições de 2022, quando foi Feitosa foi decisivo para que o PSDB ficasse na coligação que elegeu Elmano de Freitas, seria candidato ao Senado, nas chapa governista de 2026.
O evento de ontem, no Município de Fortim, para alguns petistas e aliados de Eunício Oliveira, deixou claro que Eunício está fora da chapa majoritária governista de 2026, tendo que, em decidindo continuar na política, ser mais uma vez candidato a deputado federal. Eunício já foi senador e, inclusive presidiu o Senado da República. Foi derrotado, quando disputava a redeleição, apoiado por Camilo Santana, na mesma eleição que Camilo se reelegeu governador do Estado. O PMDB cearense hoje é muito pequeno para se impor com um nome na chapa majoritária, embora a atual vice-governador Jade Romero, seja uma filiada ao partido. Jader está oficialmente informada de que não será candidata à reeleição.
Blog do Edison Silva