sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Policial que atirou e matou companheira militar é preso suspeito de feminicídio

Arquivo pessoal
O soldado Joaquim Filho foi preso nesta quinta-feira (4) por suspeita do feminicídio da companheira, a policial Larissa Gomes da Silva, de 26 anos, que morreu após ser baleada pelo agente na última quarta-feira (3), na cidade do Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza. O militar também foi atingido por um disparo, que alega ter sido dado por Larissa durante uma discussão do casal.

 A policial Larissa Gomes da Silva, de 26 anos, morreu após trocar tiros com o companheiro, o soldado Joaquim Filho, durante uma discussão no Eusébio.

Conforme a Polícia Militar, Joaquim já recebeu alta e foi apresentado à Coordenadoria de Polícia Judiciária Militar e Disciplina, onde foi autuado por dois crimes. "A autuação ocorreu pelos crimes de feminicídio, combinado com crime militar, tendo em vista que a conduta foi praticada por militar da ativa contra outra militar da ativa. Após os procedimentos cabíveis, ele foi transferido para o Presídio Militar, no qual permanece recolhido e à disposição da Justiça", disse a corporação. 

Larissa e Joaquim se conheceram durante o curso de formação da PM. Eles estavam juntos há quatro anos. O relacionamento do casal de policiais era marcado por agressões do militar contra a companheira, segundo familiares e amigos. A jovem deixou três filhos pequenos, de um relacionamento anterior. Ela era descrita pelos colegas de farda e familiares como uma pessoa "sonhadora, dedicada e assídua". Larissa Gomes da Silva, de 26 anos, era soldada da Polícia Militar do Ceará desde 2022 e mãe de três crianças. 

Larissa Gomes da Silva, de 26 anos, que morreu após ser baleada pelo companheiro militar, havia relatado agressão anterior do homem para a amiga. Arquivo pessoal Conforme Fabíola Paiva, mãe de Larissa, desde o início do relacionamento Joaquim agredia a companheira. "Ele já deu tiro na garrafa dela, por ela está conversando com um colega de trabalho. De lá para cá, foi só isso. Foi tiro no sofá, já rasgou o colchão dela todinho de faca, tem tiro no chão da casa dela, a porta do apartamento tá toda quebrada, até o dente dela ele já quebrou", afirmou a mãe da vítima. Em uma das agressões, Larissa foi atingida com coronhadas na cabeça. Após o episódio, ela fez fotos dos ferimentos e mandou áudios para uma amiga relatando o ocorrido. Policial morta durante discussão do companheiro havia relatado agressão para amiga.

Além de agredir Larissa, Joaquim a impedia de ter contato com amigos e com os filhos dela, de um relacionamento anterior, que moram com a mãe da agente. "Ele sempre foi agressivo. Afastou ela dos amigos, dos filhos dela. Ela só andava na minha mãe e na minha casa para ver os filhos dela quando não estava com ele, porque quando ela estava com ele, ele não deixava ela vim. Foram quatro anos de muito sofrimento que a minha filha passou na mão dele", disse Fabíola.

A mãe da policial também relatou que quando tomou conhecimento das agressões tentou denunciar o genro, mas foi ameaçada por ele. "Da última vez, que foi dessas coronhadas, eu disse que iria denunciar. Aí ele foi lá, bateu a foto do meu apartamento e disse que se eu denunciasse ele sabia onde eu morava", relatou a mãe de Larissa.

Joaquim relatou para a polícia que ele e Larissa trocaram tiros e balearam uma ao outro durante uma discussão na tarde desta quarta-feira (3), na cidade do Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza. Larissa foi baleada no abdômen e no tórax. Já Joaquim levou um tiro na perna. O casal foi socorrido e levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Eusébio, onde foi constatada a morte da policial. Segundo a Polícia Militar, as armas usadas pelo casal de soldados pertencem à corporação e foram apreendidas no local do crime. "As duas armas da corporação, apreendidas na cena do fato, assim como demais informações colhidas na ocorrência, serão apresentadas à Coordenadoria de Polícia Judiciária Militar e Disciplina", disse a Polícia Militar.

g1 Globo

Viatura do grupo de escolta com detentos se envolve em grave acidente

Um acidente envolvendo uma viatura do Grupo de Escolta Penal (GEP) do Rio Grande do Norte e um carro de passeio por pouco não terminou em tragédia na manhã desta segunda-feira, na estrada que liga Ceará-Mirim a outros municípios da região.

De acordo com as informações iniciais, a viatura retornava de uma audiência de custódia e transportava 10 detentos quando ocorreu a colisão. A informação é do portal 96 FM

Apesar da gravidade da batida, não há registro de feridos graves entre os ocupantes da viatura ou do carro de passeio, segundo relatos preliminares.

As causas do acidente ainda não foram divulgadas, e o caso será investigado para determinar o que levou os veículos a colidirem na via. 

FM96

Nicolás Maduro pede apoio aos brasileiros; “a vitória nos pertence”, diz presidente da Venezuela

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, pediu apoio aos brasileiros, em português, durante um programa de TV nesta quinta-feira (4).

“A vitória nos pertence. Viva a unidade do povo do Brasil, viva a unidade com o povo venezuelano”, disse o líder chavista, arriscando um “portunhol”.

“Povo do Brasil, às ruas para apoiar a Venezuela em sua luta pela paz e pela soberania. Eu falo para vocês toda a verdade: temos direito à paz com soberania. Que viva o Brasil.”

O apelo foi feito após ele agradecer o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) após receber um boné de presente durante o programa.

O apelo é feito em um momento de tensão para Maduro, com o aumento súbito da presença militar dos EUA perto do país.

Sob a alegação de uma “guerra às drogas”, o governo Trump tem conduzido uma série de bombardeios contra embarcações no Mar do Caribe e no Pacífico. O ataque mais recente ocorreu nesta quinta, perto da Colômbia.

A Casa Branca considera Maduro como líder da organização criminosa “Cartel de los Soles”, o que ele nega. Nesse contexto, Maduro reforçou sua segurança pessoal, adotando uma série de novas medidas, segundo o jornal americano “The New York Times”.

g1/Globo

Deputado Sérgio Aguiar na 28ª Conferência Nacional da UNALE em Bento Gonçalves/RS

Na manhã desta quinta-feira (4), o Deputado Estadual Sérgio Aguiar participou como moderador da palestra da Isis Vargas, durante a 28ª Conferência Nacional da UNALE em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.  Ao do também deputado Simão Pedro e o diretor Carlinhos com sua equipe que estiveram participando da conferência.

A cerimônia oficial de abertura da 28ª Conferência Nacional da Unale, teve inicio na última quarta-feira (3), no Dall’Onder grande Holtel. Sob o tema, “Humanidade Conectada: os Legislativos Estaduais no Tempo da IA e das Emergências Climáticas”, o maior encontro parlamentar da América Latina reunirá, nos três dias de evento, cerca de 1.500 conferencistas do Brasil e do exterior.
No dispositivo de honra da cerimônia de abertura, compuseram a mesa a presidente da UNALE, deputada Tia Ju (RJ), o presidente da ALRS, deputado Pepe Vargas (RS), o vice-presidente da região Sul da UNALE, deputado Vilmar Zanchin (RS), o vice-governador do estado do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, e o deputado da Assembleia Nacional de Quebec e secretário executivo da Confederação Parlamentar das Américas (COPA) no Canadá, Mathieu Lévesque.,

O prefeito Diogo Siqueira e o secretário de Turismo Henrique Nuncio estiveram presentes na cerimônia.
A presidente da UNALE, deputada Tia Ju (RJ), comentou sobre a importância da realização do evento no solo gaúcho. “No ano passado tivemos que transferir o evento devido a tragédia climática sofrida pelo povo gaúcho. Mas hoje, podemos ver a força e a resiliência deste povo, que pouco mais de um ano depois das enchentes, já se reergueu. Gostaria de ressaltar também que em 29 anos sou a quarta mulher a ser presidente da UNALE. Precisamos lutar para que isso mude”, ressaltou.
O presidente da Comissão Organizadora do evento e vice-presidente da região Sul da UNALE, deputado Vilmar Zanchin (RS), destacou a força do povo gaúcho para reconstrução do estado após a tragédia climática de 2024 e saudou a UNALE pela relevância do evento. “A nossa UNALE, em 2026, completará 30 anos, entidade, esta, que nasceu para ser ponte entre os Legislativos Estaduais. Essa missão permanece atual. Iremos reafirmar o papel desta instituição, como um fórum importante e qualificados dos debates nacionais, porque, antes de tudo, nós representamos pessoas e são milhões delas”, afirmou.

Para o presidente da ALRS, deputado Pepe Vargas (RS), a Conferência Nacional da UNALE é um marco histórico para o estado do Rio Grande do Sul. “É uma imensa felicidade receber mais uma Conferência Nacional da UNALE no Rio Grande do Sul, que é um espaço importante de trocas de experiências e importantes debates para os Legislativos Estaduais. Os dois temas escolhidos são muito relevantes e tenho certeza que sairemos daqui com novas soluções”, salientou.

O vice-governador do estado do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, frisou o papel diplomático da UNALE no contexto do Poder Legislativo. “A UNALE, cada vez mais, se torna importante e relevante nesse cenário federativo que se impõe no Brasil com eventos e discussões como essas dentro da Conferência Nacional”, destacou.
A programação da 28ª Conferência Nacional da UNALE segue com agenda intensa com uma série de painéis e palestras abordarão temas relevantes para os Legislativos Estaduais brasileiros, tais como: Inteligência artificial nos Parlamentos Estaduais, ações de preservação do meio ambiente em meio às emergências climáticas e o cenário eleitoral para o ano de 2026.

Careca do INSS teria pago Lulinha por meio de empresa em Portugal

Foto: Reprodução/Redes sociais e Agência Senado
O homem que acusa o filho mais velho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de ter recebido “mesada” do lobista Antonio Carlos Camilo Antunes, o Careca do INSS, relatou a interlocutores que os supostos repasses a Fábio Luís Lula da Silva, conhecido como Lulinha, teriam sido feitos em Portugal, por meio de uma empresa de maconha medicinal.

A World Cannabis tem sede em Brasília e pertence ao Careca do INSS e ao filho dele. O lobista está preso desde setembro, acusado de intermediar o pagamento de propina de associações de aposentados a dirigentes do Instituto Nacional de Seguro Social no esquema bilionário de descontos indevidos em milhões de aposentadorias.

Os supostos pagamentos do Careca do INSS a Lulinha foram relatados à Polícia Federal (PF) por Edson Claro, que foi funcionário em um escritório da World Cannabis em São Paulo e afirma ter sido ameaçado de morte pelo lobista. Teriam sido R$ 25 milhões repassados, além de uma “mesada” de R$ 300 mil.

Edson Claro deu dicas aos investigadores, mas não teria provas dos supostos repasses a Lulinha. Em seus relatos, ele afirma que não conhecia o filho do presidente Lula, mas teve relação com Roberta Luchsinger, herdeira de um banco suíço ligada ao PT que teria atuado junto com o Careca do INSS para fazer lobby por uma empresa de saúde.

Segundo relatos, Roberta recebeu diversos presentes de Antunes, incluindo até roupas para cachorro. Ela seria um elo entre o lobista e o filho do presidente Lula. Neta do falecido ex-banqueiro suíço Peter Paul Arnold Luchsinger, Roberta ganhou visibilidade ao prometer uma doação de R$ 500 mil a Lula, quando o presidente foi alvo de bloqueio bancário na Operação Lava Jato.

O depoimento de Edson Claro sobre as suposta mesada para Lulinha teria chegado à CPMI do INSS. A reportagem apurou que ele se encontrou com o deputado Alfredo Gaspar (União-AL), relator da CPMI, e com o senador Carlos Vianna (Podemos-MG), presidente da comissão.

Edson Claro atua na área de medicamentos há décadas e teria pedido demissão da World Cannabis após a Operação Sem Desconto, deflagrada pela PF em 23 de abril contra as fraudes no INSS. Depois disso, teria se encontrado outras vezes com o lobista para tentar reaver bens que estavam com ele.

Lulinha mudou-se para Madri, na Espanha, em meados deste ano, e não se manifestou sobre o tema até o momento.

Com informações do Metrópoles

Sinalização de rompimento político gera desconforto entre aliados de Lindbergh Martins e Romeu Aldigueri

Lindbergh Martins, ex-prefeito de Jijoca, Márcio Arruda, irmão de Romeu, derrotado em Jijoca e Romeu Arruda, o político também conhecido por não cumprir acordos com aliados
O cenário político para 2026 começa a se desenhar e, com ele, movimentos que têm gerado desconforto entre aliados. Isso porque o ex-prefeito de Jijoca de Jericoacoara, Lindbergh Martins, estaria sinalizando que não apoiará o deputado Romeu Aldigueri em uma eventual candidatura a deputado federal, apesar da parceria construída nas eleições municipais de 2024.

A mudança de posicionamento para 2026 tem causado incômodo entre aliados, que apontam quebra de alinhamento político entre os dois líderes. A situação reacendeu discussões internas sobre compromissos firmados no processo eleitoral anterior e sobre o impacto dessas movimentações na formação de alianças para o próximo pleito.

O cenário segue em observação por lideranças e apoiadores, que aguardam os desdobramentos das articulações políticas nos próximos meses.

Com Portal Sertões

COMENTÁRIOS
Foto de perfil de bim_jijoca_
Uma grande lástima a falta de gratidão, compromisso e honradez!
Foto de perfil de ronaldoadri55111
Nosso futuro deputado federal lindberghmartins
Foto de perfil de thiagocerote
Ta certo
Foto de perfil de ritinha_40ipu
Só faltou combinar isso com o tribunal que desaprovou as contas dele!!😂😂😂😂😂😂😂👎🏻👎🏻👎🏻👎🏻
Foto de perfil de adamo_augusto
O apoio dele é tão importante que elegeu o irmão na Jijoca e a esposa em Barroquinha .
Foto de perfil de paulohenrique.soares.3538
Esse Deputado veio fazer aliança com a Turma derrotada pelo grande lider Homem do povo @lindberghmartinsce
Foto de perfil de baddinferreira
Cada um tem que voar sozinho
Foto de perfil de gllay.ss
Papoca cambada
Foto de perfil de deliciasdade12
DR @timeromeualdigueri meu futuro Deputado federal e Se Deus quiser Dra @tainahmarinho pré-candidata a Deputada estadual 🙌🙌🙌🙌
Foto de perfil de leonardo_sampaio_
Nosso futuro deputado federal @lindberghmartinsce
Foto de perfil de cafesciaipu
Como é que é? Os bigodes que estão dominando as vagas de quem era praia e que não falam nada, darão apoio a quem mesmo? Essa próxima eleição vai ser muito esperada.
Foto de perfil de valdir_cavalcante_filho
😂😂😂😂😂😂😂 os meus sinceros foda-se kkkkkkkkkkkkkk
Foto de perfil de adamo_augusto
A página está sendo mal informada repassando informações falsas . De onde o Romeu teve participação considerada importante nas eleições de Ipu ? Kkkkkkkkkkkk nada haver . Não elegeu nem o irmão em Jijoca , aínda vem a página falar que o apoio dele culminou na vitória da prefeita . Bora fazer matéria com responsabilidade e verdade, não com mentiras. O que levou a prefeita ser eleita foi coragem e vontade do líder Lindbergh e sua esposa.
Veja mais comentários AQUI.