O Ceará está prestes a receber o maior investimento em esgotamento sanitário de sua história. A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) está estruturando uma Parceria Público-Privada (PPP) de quase R$ 7 bilhões que vai beneficiar 127 municípios cearenses com serviços de coleta e tratamento de esgoto em áreas urbanas, incluindo cidades como Marco, Bela Cruz, Jijoca de Jericoacoara, Acaraú, Cruz, Marco, Sobral e Morrinhos.
Esses municípios fazem parte do Bloco 1 da licitação, juntos de outras 15 cidades da região. A inclusão dessas cidades no projeto representa um avanço histórico para cada um, que receberá infraestrutura de saneamento, essencial para o desenvolvimento sustentável.
Pelo menos três grandes empresas já demonstraram interesse na PPP: a Sabesp, de São Paulo, a Terracom e a GS Inima. Mas o interesse é muito maior, com 317 contribuições registradas na consulta pública, incluindo participações de escritórios jurídicos que preservam o anonimato de seus clientes. A estimativa é que a parceria gere retorno econômico de aproximadamente R$ 27 bilhões ao estado ao longo dos próximos anos.
O projeto é dividido em cinco blocos, com a regra de que cada empresa vencedora poderá ser responsável por apenas um bloco. A meta central é universalizar os serviços, atingindo 90% de coleta e tratamento de esgoto até 2033. O edital deve ser lançado até o fim de abril, com leilão na Bolsa de Valores (B3) previsto entre junho e julho. O contrato terá duração de 28 anos.