sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026

Aulas são interrompidas após alunos apresentarem quadro coletivo de ansiedade em escola de Quixeramobim

Foto Ceará Alerta
Quixeramobim: Aulas de uma escola deste Município precisaram ser interrompidas, após alunos apresentarem um episódio de “crise nervosa, manifestada por choro coletivo”, conforme nota da Secretaria de Educação do município.

O fato ocorreu na tarde desta quinta-feira (12), na escola de ensino fundamental Coronel Virgílio Távora. Ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas, fato que repercutiu nas redes sociais e chamou atenção da população.

Nas redes sociais, possíveis pais de alunos comentaram que seis alunos chegaram a desmaiar. Esse detalhe não está confirmado oficialmente. Houve ainda questionamentos sobre a qualidade da merenda escolar e uma possível intoxicação em grupo, mas o caso foi descartado.

Na noite de quinta, após a repercussão do episódio, a Secretaria de Educação publicou nota esclarecendo o fato. “Ao perceberem a situação, a equipe gestora e os profissionais agiram de forma imediata e responsável, adotando doas as providências para garantir segurança e bem-estar dos alunos”.

A psicologia reconhece como possível a ocorrência de fenômenos em que grupos de pessoas experimentam ansiedade de forma simultânea. Eles podem ser explicados por fatores psicossociais, como influência social, identificação com o grupo e contágio emocional.

No passado situações semelhantes costumavam ser classificadas na psicologia e na psiquiatria como Histeria Coletiva, mas o termo caiu em desuso no final dos anos 80, após a Associação Americana de Psiquiatria (APA) considerar estigmatizante, embora atualmente ainda seja usado no senso comum por leigos.

“A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, adotou medidas e ações de acolhimento socioemocional, reforçando o acompanhamento psicológico aos alunos e profissionais da unidade escolar”, disse o município na nota.

Com informações do Site Revista Central

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários com responsabilidade, não nos responsabilizamos por comentários de terceiros.