A conta de energia dos moradores do Ceará passará por um novo reajuste tarifário em 2026, seguindo as regras de atualização anual. O percentual de reajuste não foi definido oficialmente, mas já há indicativos em relação a uma decisão tomada de 2025.
O reajuste médio da Enel Distribuição Ceará previsto para este ano é uma alta de 1,63% nas tarifas. O valor é definido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com base em leis e regulamentos federais.
A alta poderia ser bem maior, mas em 2025 a Aneel permitiu que a Enel realizasse um diferimento tarifário, mecanismo que antecipa ou posterga montantes financeiros.
A Enel teria direito a utilizar um montante de R$ 532 milhões para suavizar o reajuste tarifário de 2025, mas decidiu atrasar o uso dos créditos financeiros para este ano.
Sem o diferimento, as contas teriam uma redução de 8,75% em 2025, e uma alta de 17,6% em 2026. Com o mecanismo, o reajuste passado foi de -2,1%, e o deste ano deve ser uma alta de 1,63%.
O percentual previsto foi divulgado pela empresa na época do último reajuste. A Enel e a Aneel não se posicionaram oficialmente sobre o reajuste de 2026.
A expectativa é que o percentual previsto se mantenha, avalia Erildo Pontes, presidente do Conselho de Consumidores da Enel Distribuição Ceará.
“Tivemos um reajuste mais próximo do zero ano passado, num acordo de que também fosse próximo do zero esse ano. Se não, ano passado teria sido muito negativo e esse ano bem positivo, o que não é bom para ninguém. Manter a tarifa equilibrada é bom para o planejamento”, comenta
Com informações do Diário do Nordeste