A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) cumpriu, nesta quinta-feira (12), cinco mandados de prisão preventiva contra chefes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). A ação foi coordenada pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas da Região Norte (Draco Norte) e também resultou no cumprimento de 17 mandados de busca e apreensão.
As decisões judiciais foram executadas em municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e do interior do Estado, com diligências realizadas em Sobral, Forquilha, Quixadá e Maracanaú. Segundo a Polícia Civil, a ofensiva teve como objetivo desarticular um grupo criminoso de origem local e paulista, com atuação concentrada no Interior Norte do Ceará.
Durante a operação, foram realizadas buscas domiciliares e determinado o bloqueio de 49 contas bancárias vinculadas aos investigados. No cumprimento dos mandados, as equipes apreenderam drogas, uma arma de fogo e munições, um aparelho celular, dinheiro em espécie e um rádio comunicador.
Dos alvos, três já se encontravam recolhidos no sistema prisional. Conforme as investigações, eles exerciam funções de liderança dentro do grupo criminoso. Entre os investigados que estavam em liberdade, um deles foi preso e também autuado em flagrante por receptação, sendo conduzido à Draco Norte e colocado à disposição da Justiça.