Com frota de 2,35 milhões de veículos, o Ceará deve arrecadar R$ 2,24 bilhões com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2026, segundo projeção da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE). O valor é 11,91% maior do que o obtido neste ano com o imposto, obrigatório para manter os veículos regularizados.
Os contribuintes podem ter desconto de 5% ao pagarem o IPVA em cota única até o dia 30 de janeiro de 2026. Caso sejam participantes do programa Sua Nota Tem Valor (SNTV) e tiverem somado pontos entre dezembro de 2024 e novembro deste ano, o abatimento pode chegar a 10%.
Porém, o pagamento também pode ser feito em até cinco parcelas, com valor mínimo de R$ 100 cada. O desconto de até 5% concedido pelo programa Sua Nota Tem Valor também é válido para o parcelamento, desde que o pagamento seja feito até o vencimento.
Fabrízio Gomes, secretário da Fazenda do Ceará, destaca o papel social da arrecadação do IPVA e dos tributos de forma geral para o financiamento de políticas públicas. “É importante fazer o pagamento do tributo para que possamos implementar políticas públicas, melhorando ainda mais a educação, a saúde e a segurança pública, entre outras áreas”, afirma
Com informações do Diário do Nordeste