Na manhã desta quinta-feira (4), o Deputado Estadual Sérgio Aguiar participou como moderador da palestra da Isis Vargas, durante a 28ª Conferência Nacional da UNALE em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. Ao do também deputado Simão Pedro e o diretor Carlinhos com sua equipe que estiveram participando da conferência.
A cerimônia oficial de abertura da 28ª Conferência Nacional da Unale, teve inicio na última quarta-feira (3), no Dall’Onder grande Holtel. Sob o tema, “Humanidade Conectada: os Legislativos Estaduais no Tempo da IA e das Emergências Climáticas”, o maior encontro parlamentar da América Latina reunirá, nos três dias de evento, cerca de 1.500 conferencistas do Brasil e do exterior.
No dispositivo de honra da cerimônia de abertura, compuseram a mesa a presidente da UNALE, deputada Tia Ju (RJ), o presidente da ALRS, deputado Pepe Vargas (RS), o vice-presidente da região Sul da UNALE, deputado Vilmar Zanchin (RS), o vice-governador do estado do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, e o deputado da Assembleia Nacional de Quebec e secretário executivo da Confederação Parlamentar das Américas (COPA) no Canadá, Mathieu Lévesque.,
O prefeito Diogo Siqueira e o secretário de Turismo Henrique Nuncio estiveram presentes na cerimônia.
A presidente da UNALE, deputada Tia Ju (RJ), comentou sobre a importância da realização do evento no solo gaúcho. “No ano passado tivemos que transferir o evento devido a tragédia climática sofrida pelo povo gaúcho. Mas hoje, podemos ver a força e a resiliência deste povo, que pouco mais de um ano depois das enchentes, já se reergueu. Gostaria de ressaltar também que em 29 anos sou a quarta mulher a ser presidente da UNALE. Precisamos lutar para que isso mude”, ressaltou.
O presidente da Comissão Organizadora do evento e vice-presidente da região Sul da UNALE, deputado Vilmar Zanchin (RS), destacou a força do povo gaúcho para reconstrução do estado após a tragédia climática de 2024 e saudou a UNALE pela relevância do evento. “A nossa UNALE, em 2026, completará 30 anos, entidade, esta, que nasceu para ser ponte entre os Legislativos Estaduais. Essa missão permanece atual. Iremos reafirmar o papel desta instituição, como um fórum importante e qualificados dos debates nacionais, porque, antes de tudo, nós representamos pessoas e são milhões delas”, afirmou.
Para o presidente da ALRS, deputado Pepe Vargas (RS), a Conferência Nacional da UNALE é um marco histórico para o estado do Rio Grande do Sul. “É uma imensa felicidade receber mais uma Conferência Nacional da UNALE no Rio Grande do Sul, que é um espaço importante de trocas de experiências e importantes debates para os Legislativos Estaduais. Os dois temas escolhidos são muito relevantes e tenho certeza que sairemos daqui com novas soluções”, salientou.
O vice-governador do estado do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, frisou o papel diplomático da UNALE no contexto do Poder Legislativo. “A UNALE, cada vez mais, se torna importante e relevante nesse cenário federativo que se impõe no Brasil com eventos e discussões como essas dentro da Conferência Nacional”, destacou.
A programação da 28ª Conferência Nacional da UNALE segue com agenda intensa com uma série de painéis e palestras abordarão temas relevantes para os Legislativos Estaduais brasileiros, tais como: Inteligência artificial nos Parlamentos Estaduais, ações de preservação do meio ambiente em meio às emergências climáticas e o cenário eleitoral para o ano de 2026.