O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, pediu apoio aos brasileiros, em português, durante um programa de TV nesta quinta-feira (4).
“A vitória nos pertence. Viva a unidade do povo do Brasil, viva a unidade com o povo venezuelano”, disse o líder chavista, arriscando um “portunhol”.
“Povo do Brasil, às ruas para apoiar a Venezuela em sua luta pela paz e pela soberania. Eu falo para vocês toda a verdade: temos direito à paz com soberania. Que viva o Brasil.”
O apelo foi feito após ele agradecer o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) após receber um boné de presente durante o programa.
O apelo é feito em um momento de tensão para Maduro, com o aumento súbito da presença militar dos EUA perto do país.
Sob a alegação de uma “guerra às drogas”, o governo Trump tem conduzido uma série de bombardeios contra embarcações no Mar do Caribe e no Pacífico. O ataque mais recente ocorreu nesta quinta, perto da Colômbia.
A Casa Branca considera Maduro como líder da organização criminosa “Cartel de los Soles”, o que ele nega. Nesse contexto, Maduro reforçou sua segurança pessoal, adotando uma série de novas medidas, segundo o jornal americano “The New York Times”.
g1/Globo