O senador Ciro Nogueira (PP-PI) afirmou nesta quarta-feira (17) que considera legítima a candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à presidência da República e avaliou que ele é o integrante mais moderado da família Bolsonaro.
Em entrevista à CNN, Ciro comparou o perfil de Flávio ao do pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), destacando uma postura mais centrista e conciliadora no Congresso. “Flávio é um Bolsonaro que se vacinou, o que por si só já é um fator muito importante”, disse.
Segundo o senador, Flávio tem boa internação no Senado e reúne características que o diferenciam politicamente do ex-presidente. “Ele é muito mais ao centro do que o pai e uma pessoa de consenso, que tem muito respeito no Senado Federal. Em matéria de moderação da família Bolsonaro, ele é o mais moderado”, afirmou.
Ciro Nogueira avaliou ainda que Flávio Bolsonaro pode ter viabilidade eleitoral para disputar o Palácio do Planalto contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas ressaltou que isso dependerá de sua capacidade de articulação política.
“Se ele vai ser um candidato capaz de vencer a eleição depende muito mais dele: se conseguirá aglutinar forças políticas e diminuir a alta rejeição. Ou pode ser apenas um candidato para manter o bolsonarismo vivo, como legado de Bolsonaro. É uma decisão política muito dele”, disse.
O senador afirmou também que a federação partidária da qual faz parte só apoiará um nome que tenha chances reais de vitória. “A federação só vai apoiar um candidato que tenha viabilidade de ganhar as eleições. É isso que eu vou defender”, declarou.
Por fim, Ciro afirmou que, na avaliação do governo federal, uma eventual candidatura de Flávio Bolsonaro facilitaria a disputa para Lula. “Não tenho dúvida de que a máquina do governo está trabalhando para que essa candidatura se consolide, porque eles acham que é mais fácil ganhar da família Bolsonaro”, concluiu.
CNN