domingo, 22 de fevereiro de 2026

Muitos brasileiros os jogam fora: estes aparelhos têm ouro de 22 quilates

Créditos: Freepik/WireStock
Muitas pessoas são acumuladoras por natureza e não conseguem se desfazer de diversos produtos comprados. Independentemente de ser antigo e não funcionar, encontra-se um espacinho dentro da casa para abrigar aquele material sem utilização. Quem fez isso com aparelhos eletrônicos nos últimos anos, provavelmente, tem ouro escondido.

Um portal de notícias da França fez uma revelação inédita recentemente em relação aos celulares e televisões. De acordo com o Linternaute, é possível encontrar ouro 22 quilates, que contribuem para a corrente elétrica, no interior desses aparelhos. Principalmente nas placas mãe.

Contudo, se você pensa que é possível extrair a riqueza só abrindo esses dispositivos, está enganado. As técnicas para retirada do material exigem uma liga especial e o processo se torna extremamente perigoso a quem não tem experiência. Por isso, as melhores soluções são encontrar um ponto de venda respeitado.

Jogar fora, além de tirar a possibilidade de fazer um dinheiro extra, é prejudicial ao ambiente. As placas mãe, por exemplo, contêm chumbo, cádmio e mercúrio que são metas pesados e nocivos. Sem contar outros elementos potencialmente tóxicos no caso de descarte inapropriado.

Aliás, com o consumo desenfreado, assim como o desenvolvimento de novos dispositivos eletrônicos, o descarte ilegal pode se transformar um problema a longo prazo para o meio ambiente.
Créditos: Pixabay/Jeshoots-com
Quais celulares têm ouro 22 quilates?
Não existe uma lista divulgada pelas fabricantes de celular que mostrem todos aqueles com ouro 22 quilates na composição. Portanto, para descobrir se o seu é um dos agraciados com a riqueza, é importante escolher um local de revenda e serviços tecnológicos especializados.

Ferros velhos até seriam uma boa oportunidade para se desfazer dos aparelhos sem utilização, mas costumam pagar menos. Logo, a melhor opção está acima.

Fabio MalvezziPor - Fabio Malvezzi
Jornalista formado pela PUCCAMP com interesse em informar da melhor forma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários com responsabilidade, não nos responsabilizamos por comentários de terceiros.