O mundo está em constante mudança e as pessoas, para se adequarem, adotam novos comportamentos com frequência. Na sociedade atual, a cada mês surge novidades, tendências e inovações. Nem sempre, porém, essas alterações nos hábitos ganham o apoio de todo mundo.
Algumas pessoas, como é normal, costumam preferir as “tradições” antigas e se irritam quando a sociedade impõe uma tendência. Com o tempo, porém, não tem para onde fugir. É o que se percebe na comunicação, em especial, pelo telefone. O comum era uma pessoa ligar para a outra e passar horas conversando. Hoje, é bastante diferente.
A tendência que tomou conta da comunicação e relacionamento pelo telefone é o envio de áudio. Em 2024, o dono da Meta – abrange Whats App, Instagram e Facebook – apontou uma estatística sobre os brasileiros que surpreende. Nenhum outro lugar consome a tecnologia como nós.
Créditos: Freepik/KarlyUkav
Brasileiros enviam mais áudio
Segundo Mark Zuckenberg, os brasileiros enviam até quatro vezes mais mensagens de voz no Whats App pelo telefone em comparação com outras nacionalidades. Ou seja, as pessoas no Brasil estão, aos poucos, diminuindo a quantidade de ligações para deixar áudios que podem ser escutados em qualquer momento.
Em meio a tanta correria, a conversa simultânea por telefone nem sempre é possível. As rotinas das pessoas estão diferentes, com horários e compromissos singulares. Por isso, a solução para facilitar a comunicação por voz, são as mensagens de áudio. Contudo, muitos brasileiros se irritam.
Aliás, como não é possível realizar a ligação, algumas mensagens de áudio duram minutos e mais minutos, quase semelhante ao podcast. Assim, é possível ficar com preguiça de escutar tudo e a mensagem se perde entre tantas outras nos aplicativos. Neste caso, a alternativa encontrada por Zuckenberg foi permitir controlar a velocidade de reprodução.
Jornalista formado pela PUCCAMP com interesse em informar da melhor forma